Em momentos em que o desânimo parece querer se instalar silenciosamente em nossos corações, a Doutrina Espírita nos recorda que não estamos sós. Durante a Assembleia Geral da Associação Espírita Fé e Caridade, uma mensagem psicofônica profundamente consoladora convidou-nos a refletir sobre nossa força interior, sobre o amor que nos sustenta e sobre o compromisso espiritual que nos une.
O texto que você lerá a seguir é um chamado carinhoso à esperança, ao reconhecimento do nosso valor espiritual e ao prosseguimento confiante na jornada evolutiva. Uma leitura que abraça, fortalece e ilumina.
Além desta mensagem, o blog da AEFC tem publicado uma série de artigos contendo lições trazidas pelos amigos espirituais, por via mediúnica, no trabalho de Desobsessão desta Casa Espírita de Amor.
Esta casa, este lar: AMA, AMPARA e ACOLHE. Boa leitura a todos!
Desânimo
Estamos todos nós aqui reunidos. Como bem o disseste, esta Casa, este Lar está em festa, pois toda vez que estamos reunidos, estamos unidos em espírito e em ideal.
Há muito queridos, que estamos no dia a dia convosco, na tentativa de que o desânimo não faça morada nestes tão caros corações. Cada um dentre vós é uma centelha, é uma luz que carrega em si os desígnios espíritas. Cada um que faz parte desta Associação é uma parte da engrenagem, da orquestração do Maior de todos, Aquele que nos ama, Aquele que é nosso Pai.
Somos espíritos errantes, somos ainda filhos necessitados de ajuda, somos como o pródigo, como aquela ovelha que desgarrou, que saiu sem rumo, mas também somos aqueles que já compreendem, que já estão em processo de arrependimento. Agora o processo que se deve fazer é o do refazimento. É momento de refazermo-nos, cada um, e como faremos isso? Através dos ideais, dos ensinamentos cristãos, exercício mediúnico da Ciência, da Filosofia e com certeza da Religião.
Não nos esqueçamos daqueles que estiveram antes de nós, daqueles que enfrentaram os leões, que ultrapassaram o próprio egoísmo e o orgulho, porque estes também travaram suas lutas. Se hoje, estão na alcandorada legião daqueles que já se sentam ao lado direito do Pai é porque travaram lutas como aquelas que estamos travando hoje, nós podemos, somos potenciais de amor, somos espíritos na eternidade, não nos esqueçamos disso amigos: somos espíritos para Eternidade. Não vos angustieis pelo momento atual, ao contrário, já estamos aqui. Já estamos nesta casa. Já estamos nesta doutrina que não é de hoje que nos foi apresentada, e nós próprios, outrora, já a rejeitamos.
Hoje já não a rejeitamos. já estamos aqui. Então fiquemos com essa vibração em nossos corações, daqueles que já compreenderam em si a necessidade da reforma íntima, daqueles que já compreenderam em si, que somos humildemente filhos de um Criador Maior.
O desânimo meus amigos, é um intruso que tenta sombrear a luz que já temos. A luz que já está em nós, esta centelha viva do Cristo. Estamos até sendo filhos ingratos, quando ainda nos denominamos portadores de tantos defeitos. Porque sim, somos ainda errantes, ainda errados, ainda em construção, ainda em processo. Por isso, vós estais encarnados, sendo que hoje sois vós, mas amanhã poderemos ser nós. E é neste processo que estamos, nessa tentativa, nesta subida degrau a degrau.
Nós não podemos desmerecer aquilo que já construímos. Chega irmãozinhos, chega de colocar-vos para baixo. Chega irmãozinhos, esse é um perigo muito tênue. É um pequeno ponto, mas que pode se espalhar. Recebam esta alegria que aqui temos. Jesus gosta da Alegria porque o amor é alegria, porque o bem é alegria, porque o nosso Pai é o puro amor.
Sigamos em frente com a leveza daqueles que já estão aqui. Ainda temos muito a construir, muito nesta eternidade, muito a caminhar, a crescer e a evoluir. Então não paremos, erguemos as mãos na caridade, no amor ao outro, mas também no amor a nós mesmos, não aquele de cunho egoísta em que nos consideramos mais que os outros. Nos amemos porque o Pai nos ama, nos amemos porque somos essas ovelhas que Jesus vai atrás seja onde for. E a alegria daquele pai ao ver no caminho chegar o seu filho perdido?
Lembram da passagem? Ele não o estava esperando em sua casa, ele correu pelo caminho quando avistou ao longe aquele filho desgarrado. É assim que é este amor. Vivemos desta alegria que é estarmos em Cristo, por Cristo e com Cristo.
Louvado seja o amor, louvadas sejam as bênçãos, a claridade que nos move para o próximo, para a ajuda a tantos desvalidos, a tantos que precisam. Para estendermos as mãos, para ouvirmos os corações.
Obrigado amigos por todo o carinho da escuta. Obrigado diretoria pela oportunidade e espaço nesta querida assembleia.
Obrigado trabalhadores, por estarem aqui conosco. Nesta solenidade que sempre será comemorativa, quando os corações estiverem reunidos em nome de Jesus.
Que a paz do Cristo, que o amor do Pai nos una hoje e sempre!
— Mensagem psicofônica realizada na Assembleia Geral de trabalhadores da Associação Espírita Fé e Caridade, na noite de 06 de dezembro de 2025.
Leia também:
- Palavras amigas, parte I
- Palavras amigas, parte II
- Palavras amigas, parte III
- Palavras amigas, parte IV
- Palavras amigas, parte V
- Palavras amigas, parte VI
- Palavras amigas, parte VII
- Palavras amigas, parte VIII
- Palavras amigas, parte IX
- Palavras amigas, parte X
- Palavras amigas, parte XI
- Palavras amigas, parte XII
- Palavras amigas, parte XIII
- Palavras amigas, parte XIV
Ouça uma mensagem de esperança, gravada pelo Grupo de Desobsessão da AEFC:
— imagem em destaque via DALL.E do ChatGPT.