Atendimento Espiritual

“As atividades do Atendimento Espiritual são apresentadas como um conjunto de tarefas inter-relacionadas. São atividades da área do Atendimento Espiritual: Recepção, Conversa Fraterna, Explanação do Evangelho à Luz da Doutrina Espírita, Evangelho no Lar, Irradiação e Passe.” – KARDEC, Allan. Viagem espírita de 1862.

Recepção nas doutrinárias

É na recepção que deve começar o trabalho do diálogo fraterno que o centro oferece. “O Centro Espírita, antes de ser dos homens, é a casa de Jesus, que envia seus mensageiros para auxiliar e inspirar na condução das atividades doutrinárias. Receber bem, acolher a todos que chegam com vibração, sentimento fraterno, sorriso amigo para que todos se sintam bem e tenham a certeza de que aquela Casa é a Casa de Jesus.” – FEB. Orientação para o atendimento espiritual no centro espírita.

Etapas da recepção:
  1. Um trabalhador coloca-se à disposição para eventuais informações e orientar sobre o funcionamento da Conversa Fraterna.
  2. Após às doutrinárias as pessoas a serem atendidas serão encaminhadas por ordem de chegada, indistintamente, para um atendente disponível, não lhes sendo facultado escolher entre os atendentes do dia, aquele de sua predileção.
  3. Caso não haja mais atendentes disponíveis para aquele dia, a pessoa será orientada a voltar em outro dia de doutrinária para realizar a conversa.
welcome

Conversa Fraterna

“A conversa fraterna pelo diálogo consiste em receber fraternalmente aquele que busca o Centro Espírita, dando-lhe a oportunidade de expor, livremente e em caráter privativo e sigiloso, suas dificuldades e necessidades. Acolher, de forma fraterna e solidária, dentro dos princípios do Evangelho à luz da Doutrina Espírita.” – Federação Espírita Catarinense

Caso seja necessária a realização da conversa fraterna, sugerimos procurar a Associação Espírita Fé e Caridade presencialmente ou outra casa espírita próxima ao seu local de residência. Para consultar a lista de casas espíritas filiadas à Federação Espírita Brasileira, acessar o site: https://www.feesp.com.br/centros-espiritas-no-brasil/
pessoas conversando e sol

Passes

Sobre essa importante atividade espiritual socorrista, lembramos o que diz Allan Kardec e a ação de Jesus:

“…E rogava-lhe muito, dizendo: Minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva.” (Marcos – 5:23)

Atualmente, no Cristianismo redivivo, temos de novo o movimento socorrista do plano invisível, através da imposição de mãos. Os passes como transfusões de forças psíquicas, em que preciosas energias espirituais fluem dos mensageiros do Cristo para os doadores e beneficiários, representam a continuidade do esforço do Mestre para atenuar os sofrimentos do mundo.

O passe, ao lado da água fluidificada deve estar sempre amparada nos fundamentos doutrinários do Espiritismo.

Fonte: Orientação para o Atendimento Espíritual no Centro Espírita – FEB
mão e sol

Culto do Evangelho no Lar aos domingos

O culto do Evangelho no lar é uma fonte de paz e de proteção espiritual permanente, que não somente traz benefícios para a família que o realiza como também para toda a vizinhança e também para todos aqueles por quem rogamos a proteção espiritual dos emissários Divinos.

O Espírito Emmanuel destaca a importância dessa prática nos lares, quando afirma: “Quando o ensinamento do Mestre vibre entre as quatro paredes de um templo doméstico, os pequeninos sacrifícios tecem a felicidade comum”.

Fonte: XAVIER, F. C. Roteiro. Pelo Espírito Emmanuel, cap. 9.
jesus batendo na porta

Doutrinárias, exposição sobre o Evangelho

A Explanação do Evangelho à luz da Doutrina Espírita é uma reunião pública, programada e com uma sequência expositiva previamente estabelecida, a ser realizada no centro espírita, com os seguintes objetivos:

a) analisar e expor ao público presente, de forma simples e objetiva, o conteúdo de O evangelho segundo o espiritismo, destacando os ensinos morais do Evangelho à luz dos esclarecimentos espíritas e com foco nas problemáticas que se apresentam.

b) consolar e esclarecer aos que se encontram em dificuldades pela desencarnação de entes queridos, separações, conflitos, doenças, depressões, abordando os assuntos gratidão, esperança, perdão, etc;

c) amparar, erguer e orientar doutrinariamente sobre as causas das aflições e os meios para compreendê-las.

Fonte: Orientação para o Atendimento Espíritual no Centro Espírita – FEB
jesus ensinando

Trabalhos de Tratamento Espiritual

Para ser encaminhado para um tratamento da casa, caso haja necessidade e disponibilidade, solicite atendimento fraterno após as reuniões doutrinárias de segunda (20h), terça (14h), quinta (20h) ou sábado (19:30h), na rua Fernando Machado, 245, centro de Florianópolis.
Irradiação terça-feira à noite
Coordenação: Nelson Mate
Horário: 19h30 – 21h
Tratamento terça-feira à noite
Coordenação: Flávio Stersi
Horário: 19h – 19h50
Irradiação quarta-feira de manhã
Coordenação: Fabiana Fertig
Horário: 8h – 8h30
Irradiação quarta-feira à tarde
Coordenação: Carmen Santoro
Horário: 15h – 17h
Tratamento espiritual quarta-feira à tarde
Coordenação: Fernando Fonseca
Tratamento de Desobsessão quarta-feira à noite
Coordenação: Nelson Mate
Horário: 19h – 19h30